top of page

Mix de Serviços

Link em Desenvolvimento Parcial

Álbum de Serviços Executados

Projetos e consultorias em sistemas estruturais de concreto armado, estruturas metálicas e estruturas mistas para obras residenciais, comerciais, industriais e públicas, incluindo bases e fundações para suporte de máquinas.

Projetos e consultorias em sistemas estruturais de concreto armado, estruturas metálicas, alvenaria estrutural,  fundações e Taludes, incluindo investigações técnicas com ensaios tecnológicos para a fundamentação do laudos técnicos com definições de causas, efeitos e mecanismos dos processo de degradação.

Procedimentos utilizados para servir de norte nos PROCESSOS DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA e CORRETIVA em prédios e fábricas, além da geração de parâmetros técnicos para PROCEDIMENTOS DE REFORÇOS e de RECUPERAÇÃO ESTRUTURAL em estruturas metálicas e de concreto armado:​

  1. FISSUROMETRIA - Ensaio realizado diretamente sobre a estrutura mediante o uso de régua calibrada com traços de diversas mini espessuras para a medição e registros de fissura (END de baixíssima complexidade).

  2. PERCURSÃO - Ensaio realizado diretamente sobre a estrutura com objeto impactante p/ a localização de possíveis regiões com instabilidades em função do som gerado (END de baixíssima complexidade).

  3. PACOMETRIA SIMPLES - Ensaio para a localização de armaduras dentro do concreto com limitações entre 30 e 40 mm de profundidade utilizando pacômetros simples (ESD de baixa complexidade).

  4. FRENTE DE CARBONATAÇÃO - Ensaio colorimétrico p/ a delimitação da frente de carbonatação (ESD de baixa complexidade).

  5. PERFIL DE CLORETOS - Ensaio colorimétrico p/ a delimitação da presença de íons cloretos livres no concreto (ESD de baixa complexidade).

  6. POTENCIAL ELÉTRICO DE CORROSÃO - Ensaio eletroquímico utilizado para avaliar as propriedades eletroquímicas do concreto, estimando a PROBABILIDADE ATUAL nas armaduras de zonas anódicas e catódicas no momento do procedimento (ESD de baixa  complexidade).

  7. ESCLEROMETRIA - Ensaio (END) de baixa complexidade p/medição da resistência superficial do concreto e estimativa da homogeneidade do concreto (END de baixa complexidade).

  8. EXTRAÇÃO DE TESTEMUNHOS NO CONCRETO OU NO AÇO - Ensaios destrutivos (ED) p/ a estimativa de resistência à compressão, módulo de elasticidade, servindo também p/ a realização de outros tipos de ensaios em laboratório (ED de baixa complexidade).

  9. TESTE DE ARRANCAMENTO EM REVESTIMENTO - Ensaio executado diretamente em revestimento para a estimativa da sua resistência de tração para o uso seguro da substituição ou implantação de outros revestimento ou peças de ancoragem (ESD de baixa complexidade).

  10. PACOMETRIA AVANÇADA - Ensaio eletromagnético que localiza armaduras dentro do concreto e estima seus diâmetros e cobrimentos, sem necessidade de demolição (END de média complexidade).

  11. RESISTIVIDADE ELÉTRICA DO CONCRETO - Ensaio eletroquímico utilizado para avaliar as propriedades eletroquímicas do concreto, além de estimar o PROBABILIDADE ATUAL OU FUTURA do processo de corrosão (END de média complexidade).

  12. ULTRASSOM PARA AÇO - Ensaio de propagação ultrassônica p/ a medição de chapas e localização de defeitos e fissuras internas ou na outra face não acessível, além de estimativa do tipo de aço e de suas propriedades mecânicas (END de média complexidade).

  13. ULTRASSOM PARA CONCRETO - Ensaio de propagação ultrassônica p/ a medição de fissuras internas no concreto, estimativa de resistência a tração e do módulo de elasticidade, verificação da homogeneidade e probabilidade de corrosão de armaduras (END de média complexidade).

  14. TESTE DE CARGA - Ensaio executado exclusivamente por especialistas estrutural para a verificação de capacidade de carga em uma estrutura real e suas propriedades mecânicas (END de alta complexidade).

  15. RESISTÊNCIA DE POLARIZAÇÃO LINEAR - Ensaio eletroquímico de p/ leitura de corrente real de corrosão e geração de parâmetros p/ estimativa de perda de massa, realcalinização, extração de cloretos e proteção catódica  (ESD e ED de alta complexidade).

Equipe especializada em manutenção preventiva e corretiva de sistemas estruturais em concreto armado e metálicas para prédios e fábricas, utilizando alta tecnologia com ensaios tecnológicos e análises técnicas através de especilsitas.

Equipe especializada em manutenção preventiva e corretiva de sistemas de instalações prediais e de indústrias em geral, utilizando procedimentos e equipamentos avançados para nortear todos os processos.

Cursos e treinamentos de projetos e perícias tecnicas para os diversos sistemas estruturais, além de engenharia diagnóstica predial e industrial com ensaios tecnológicos para o controle e execução de manutenção preventiva e corretiva de predios, condomínios, fabricas e obras em geral. 

Relação dos Principais Ensaios Tecnológicos do Concreto que Executamos

  • Pacometria

  • Frente de Cabonatação

  • Perfil de Cloretos

  • Potencial Elétrico de Corrosão

  • Resistividade Elétrica do Concreto

  • Esclerometria

  • Ultrassom

  • Prova de Carga Simplificada no Regime Elástico

  • Extração de Testemunho p/ Resistência do Concreto

  • Extração de Testemunhos p/ Módulo de Elasticidade

  • Prova de Carga de Alta Complexidade Até o Limite da Interface entre os Regimes Elástico e Plástico

  • Resistência de Polarização Linear

  • Impedância Eletroquímica

  • Ruído Eletroquímico​

Ultrassom do Concreto

Ensaio de alta tecnologia que pode localizar e medir fissuras Internas e externas do concreto, estimar a qualidade do material, estimar a tensão de compressão do material (fcm), estimar o seu módulo de elasticidade (E) além de identificar nichos internos com defeitos ou escassez de material, densidade e outras propriedades físicas e mecânicas a partir da velocidade da onda ultrassônica e suas correlações com curvas estatísticas já estabelecidas.

Para o uso desse ensaio é necessário instrumentos confiáveis e reconhecidos pela comunidade técnica e científica mundial.

Resistividade Elétrica do Concreto

Este ensaio aponta o grau de facilidade ou dificuldade da migração da corrente iônica no interior do concreto armado, através da medição da resistividade elétrica superficial do concreto em unidades de (KΩ.cm), estimando a Probabilidade de Corrosão atual ou futura da estrutura.

Estima também a qualidade eletroquímica do concreto, contribuindo como parâmetro para o controle e a propagação da corrosão nas armaduras do concreto armado tendo como parâmetro aceitável a resistividade elétrica do concreto superior a (30 KΩ.cm).

Potencial Elétrico de Corrosão o Concreto

pot elétrico.JPG

Este ensaio aponta a probabilidade da ocorrência ou não da reação de corrosão em função das ações químicas e eletroquímicas nas condições atuais da estrutura de concreto armado.

A finalidade principal do ensaio é estimar uma faixa de medição do potencial de corrosão em (mV/DC), através da qual se estimará a qualidade química e eletroquímica da estrutura de concreto armado.

Frente de Carbonatação no Concreto

Frente de Crabonatação 3.png

Este ensaio estima a frente de carbonatação no concreto através da medição do PH do material através de método colorimétrico que aponta a região carbonatada e a região não carbonatada.

A principal finalidade do ensaio é estimar a qualidade química do concreto no ato do ensaio, no tocante a uma das possibilidades de provocar a corrosão de armaduras que consiste em PH menor que 11, podendo provocar a despassivação das armaduras.

Perfil de Cloretos Livres no Concreto

Este ensaio tem por finalidade aspergir uma solução de nitrato de prata no concreto analisado, indicando ou não a presença de sais livres provenientes da névoa marinha ou de outras fontes de sais endógenas ou exógenas.

A principal finalidade deste ensaio é auxiliar no diagnóstico técnico para apontar ou não as condições químicas para iniciar ou propagar o processo de corrosão por pits, sendo uma das formas mais severas de corrosão de armaduras em comparação com a corrosão por carbonatação do concreto.

Esclerometria por Impacto no Concreto

Este ensaio tem por finalidade principal ler a dureza superficial do concreto através dos índices esclerométricos, identificar a homogeneidade do concreto mediante processos de comparação.
 
Outro objetivo deste ensaio consiste na estimativa da resistência do concreto através de uma curva de regressão com dados previamente conhecidos, cuja estimativa deverá ser conduzida com muita cautela, pois existem inúmeros fatores que podem influenciar artificialmente a resistência do concreto, citando-se como exemplo a carbonatação superficial.

Pacometria por Indução Eletromagnética

O ensaio de pacometria tem por finalidade a localização de barras longitudinais e de estribos dentro do concreto armado, sendo muito útil para a formulação de diagnósticos, análises estruturais e realização de outros ensaios como fator coadjuvante.

 

Os principais ensaios tecnológicos que necessitam da pacometria para serem realizados são os seguintes: ultrassom, resistividade elétrica do concreto, esclerometria, potencial de corrosão, extração de corpo de prova, carbonatação e perfil de cloretos.  Para alguns ensaios as barras não podem ficar na linha de ação dos transdutores e eletrodos, enquanto para outros ensaios a determinação da linha de armadura é preponderante.

 

Finalmente, os ensaios de pacometria têm uma importância impar na engenharia diagnóstica, quer para auxiliar outros ensaios, quer para localizar e catalogar as armaduras, seus diâmetros e seus cobrimentos.

Os instrumentos mais simples são utilizados apenas para a localização de barras com profundidades inferiores a 50 mm, enquanto os instrumentos de média complexidade localiza as armaduras de aço no concreto armado e estima o seu diâmetro e cobrimento em profundidade de até 50 mm. Já os instrumentos de alta complexidade localizam armaduras de aço no concreto e estima o cobrimento e diâmetros em profundidade de até 200 mm.

Retirada de Copos de Prova

Este ensaio tem por finalidade a retirada de testemunho do concreto original para estimar a sua resistência à compressão (fcm) no laboratório. Dependendo do grau de tecnologia utilizado neste tipo de ensaio, pode-se estimar também o módulo de elasticidade do concreto ( E) e outras propriedades físicas, químicas eletroquímicas e mecânicas. Trata-se de um ensaio oneroso e somente deverá ser executado quando outros ensaios mais simples e econômicos não forem suficientes para a avaliação da estrutura.

Teste de Carga

Este ensaio tem por finalidade de estimar os parâmetros técnicos de uma estrutura por meio indireto de carregamento controlado. Ao aplicar cargas, mede-se as deformações para cada plano de carga, visando a estimativa do módulo de elasticidade e de outros parâmetros do concreto através das medições realizadas.


Consiste basicamente em carregamento adicional, acompanhado por especialista em estrutura, podendo ser utilizado sacos de cimento, armazenamento de água, areia ou outro qualquer material onde se tenha o concreto de sua densidade e do seu peso. 

Conheça Nosso Mix de Serviços 

  SUB-ITEM AINDA EM DESENVOLVIMENTO  

Para Acessar mais Informações sobre Ensaios Tecnológicos

Retorna p/ o Menu Anterior

bottom of page