top of page

SERVIÇOS > Métodos Utilizados

Na Europa os primeiros movimentos de desenvolvimento de técnicas para a conservação de obras da construção civil teve seu marco inicial em uma companhia de seguros na Europa, após a segunda guerra mundial. Com o passar do tempo, esses conceitos foram tomando espaço em todo o mundo, porque trazia pela primeira vez, a possibilidade de reduzir custos durante a vida útil das obras com simples procedimentos investigativos, associados a princípios de manutenção preventiva, já largamente utilizados na indústria mecânica, naquela época.

Cada procedimento da engenharia diagnóstica tem suas características próprias, embora haja uma sinergia positiva onde os procedimentos mais sofisticados utilizam os princípios e mecanismos dos  procedimentos menos sofisticados. formando uma escala onde o processo mais simples é a simples vistoria enquanto o mais complexo é a consultoria técnica, através do qual o especialista aponta as devidas soluções dos problemas identificados.

No Brasil, mediante a difusão e uso generalizada da engenharia diagnóstica, surgiu a necessidade de divisão das áreas que envolvem esse importante grupo de investigações e soluções para as mais diversas fatos que envolvem as manifestações potológicas construtivas. Embora se trate de tema amplo, o primeiro movimento dessa nova área do conhecimento no nosso país surgiu apenas em 1987, a partir dos esforços do Eng. Tito Lívio Gomide / São Paulo (considerado pai da engenharia diagnóstica brasileira) junto a outros especialistas de diversas áreas para fazer frente às respostas sobre as degradações de obras de concreto armado e protendido que antes se imaginavam eternas. Para tanto, os técnicos brasileiros utilizam em grande escala os conceitos de Vistoria, Inspeção, Auditoria, Perícia e Consultoria Técnica, sistematizados pelo Porf. Tito Lívio Gomide (Gomide, 2015). Essa divisão como método técnico veio minimizar o grau de subjetividade nos procedimentos investigativos, além de uma divisão lógica do grau de investigação ou reabilitação de um sistema construtivo, segundo as escalas baixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conceitos dos Procedimentos Técnicos, Segundo Gomide

VISTORIA TÉCNICA - É a simples constatação de um fato, uma condição ou um direito relativo a uma edificação, mediante a verificação "in loco" através de técnicos que podem fazer uso de apenas de instrumentos simples como fissurômetro e martelo de percussão. Geralmente nesse tipo de procedimento o técnico utiliza predominantemente os sentidos sensoriais, registrando as manifestações patológicas em um relatório técnico, incluindo o registro das fotografias digitalizadas, devidamente numeradas legendadas e datadas. Esse procedimento se caracteriza pelo registro em si das manifestações patológicas identificadas sem o devido aprofundamento.

INSPEÇÃO TÉCNICA - É o procedimento técnico investigativo que utiliza os conceitos da vistoria acrescentando a análise técnica e grau de risco, de forma a minimizar o grau de subjetividade da investigação das manifestações patológicas.  É um tipo de procedimento privativo de especialistas que tenham um arcabouço mínimo de conhecimento sobre o sistema construtivo analisado, necessitando conhecer os conceitos da MATRIZ GUT e do funcionamento mínimo sobre o sistema construtivo analisado. Geralmente o técnico de inspeção utiliza alguns instrumentos da engenharia diagnóstica tais como, trenas, níveis, réguas, linhas de pedreiro, pacômetro simples de localização de barras, martele de percussão, etc., visando diminuir o grau de subjetividade das investigações.

AUDITORIA TÉCNICA - É o procedimento onde o técnico necessita conferir parâmetros de conformidade de um determinado sistema construtivo, quer como comparação com normas técnicas vigentes, quer como comparação com legislações ou modelos construtivos consagrados. Este procedimento geralmente vem após os procedimentos de vistoria e inspeção técnicas, embora possa também ser executado para dirimir um fato técnico, uma condição ou um direito de forma isolada e sem correlações com os procedimentos anteriores.

PERÍCIA - É o procedimento técnico onde há um aprofundamento das manifestações patológicas com relação às origens, causas, efeitos e mecanismos dos processos de degradação. Geralmente o procedimento pericial utiliza os meios mais avançados da tecnologia investigativa, envolvendo ensaios tecnológicos e instrumentos sofisticados. Para a realização da perícia há a necessidade do máximo de conhecimento do objeto, utilizando os procedimentos técnicos anteriores (vistoria, inspeção e auditoria técnica) ou alguns deles.

CONSULTORIA - acrescenta aos elementos da perícia o prognóstico e a prescrição da solução dos problemas, quando possível.

Modelo Tito Líviio Gomide.png

Principais Métodos Utilizados nas Investigações Estruturais

O método utilizado nas investigações estruturais é o cintífico, associado a análises complexas e normas técnicas brasileiras, sendo utilizadas normas internacionais, na ausência de normas brasilérias, desde que sejam reconhencidas pela comunidade técnica e científica da engenharia estrutural, engenharia diagnóstica e engenharia de materiais.

A utilização de ensaios tecnológicos fazem parte dos métodos utilizados para garantir a solidez e durabilidade de uma edificação com baixo custo e um grau minimizado de incertezas, além de nortear o diagnóstico e o prognóstico da perícia técnica, contribui significativamente para a indicação da qualidade das soluções de correção ou de manutenção estrutural, minimizando custos elevados no futuro, além de reduzir risco de colapso estrutural e da ocorrência de outras manifestações patológicas construtivas.

Álbum de Ensaios

Principais Ensaios Tecnológicos do Concreto

  • Pacometria

  • Frente de Cabonatação

  • Perfil de Cloretos

  • Potencial Elétrico de Corrosão

  • Resistividade Elétrica do Concreto

  • Esclerometria

  • Ultrassom

  • Prova de Carga Simplificada no Regime Elástico

  • Extração de Testemunho p/ Resistência do Concreto

  • Extração de Testemunhos p/ Módulo de Elasticidade

  • Prova de Carga de Alta Complexidade Até o Limite da Interface entre os Regimes Elástico e Plástico

  • Resistência de Polarização Linear

  • Impedância Eletroquímica

  • Ruído Eletroquímico​

Ultrassom do Concreto

Ensaio de alta tecnologia que pode localizar e medir fissuras Internas e externas do concreto, estimar a qualidade do material, estimar a tensão de compressão do material (fcm), estimar o seu módulo de elasticidade (E) além de identificar nichos internos com defeitos ou escassez de material, densidade e outras propriedades físicas e mecânicas a partir da velocidade da onda ultrassônica e suas correlações com curvas estatísticas já estabelecidas.

Para o uso desse ensaio é necessário instrumentos confiáveis e reconhecidos pela comunidade técnica e científica mundial.

Resistividade Elétrica do Concreto

Este ensaio aponta o grau de facilidade ou dificuldade da migração da corrente iônica no interior do concreto armado, através da medição da resistividade elétrica superficial do concreto em unidades de (KΩ.cm), estimando a Probabilidade de Corrosão atual ou futura da estrutura.

Estima também a qualidade eletroquímica do concreto, contribuindo como parâmetro para o controle e a propagação da corrosão nas armaduras do concreto armado tendo como parâmetro aceitável a resistividade elétrica do concreto superior a (30 KΩ.cm).

Potencial Elétrico de Corrosão o Concreto

pot elétrico.JPG

Este ensaio aponta a probabilidade da ocorrência ou não da reação de corrosão em função das ações químicas e eletroquímicas nas condições atuais da estrutura de concreto armado.

A finalidade principal do ensaio é estimar uma faixa de medição do potencial de corrosão em (mV/DC), através da qual se estimará a qualidade química e eletroquímica da estrutura de concreto armado.

Frente de Carbonatação no Concreto

Frente de Crabonatação 3.png

Este ensaio estima a frente de carbonatação no concreto através da medição do PH do material através de método colorimétrico que aponta a região carbonatada e a região não carbonatada.

A principal finalidade do ensaio é estimar a qualidade química do concreto no ato do ensaio, no tocante a uma das possibilidades de provocar a corrosão de armaduras que consiste em PH menor que 11, podendo provocar a despassivação das armaduras.

Perfil de Cloretos Livres no Concreto

Este ensaio tem por finalidade aspergir uma solução de nitrato de prata no concreto analisado, indicando ou não a presença de sais livres provenientes da névoa marinha ou de outras fontes de sais endógenas ou exógenas.

A principal finalidade deste ensaio é auxiliar no diagnóstico técnico para apontar ou não as condições químicas para iniciar ou propagar o processo de corrosão por pits, sendo uma das formas mais severas de corrosão de armaduras em comparação com a corrosão por carbonatação do concreto.

Esclerometria por Impacto no Concreto

Este ensaio tem por finalidade principal ler a dureza superficial do concreto através dos índices esclerométricos, identificar a homogeneidade do concreto mediante processos de comparação.
 
Outro objetivo deste ensaio consiste na estimativa da resistência do concreto através de uma curva de regressão com dados previamente conhecidos, cuja estimativa deverá ser conduzida com muita cautela, pois existem inúmeros fatores que podem influenciar artificialmente a resistência do concreto, citando-se como exemplo a carbonatação superficial.

Pacometria por Indução Eletromagnética

O ensaio de pacometria tem por finalidade a localização de barras longitudinais e de estribos dentro do concreto armado, sendo muito útil para a formulação de diagnósticos, análises estruturais e realização de outros ensaios como fator coadjuvante.

 

Os principais ensaios tecnológicos que necessitam da pacometria para serem realizados são os seguintes: ultrassom, resistividade elétrica do concreto, esclerometria, potencial de corrosão, extração de corpo de prova, carbonatação e perfil de cloretos.  Para alguns ensaios as barras não podem ficar na linha de ação dos transdutores e eletrodos, enquanto para outros ensaios a determinação da linha de armadura é preponderante.

 

Finalmente, os ensaios de pacometria têm uma importância impar na engenharia diagnóstica, quer para auxiliar outros ensaios, quer para localizar e catalogar as armaduras, seus diâmetros e seus cobrimentos.

Os instrumentos mais simples são utilizados apenas para a localização de barras com profundidades inferiores a 50 mm, enquanto os instrumentos de média complexidade localiza as armaduras de aço no concreto armado e estima o seu diâmetro e cobrimento em profundidade de até 50 mm. Já os instrumentos de alta complexidade localizam armaduras de aço no concreto e estima o cobrimento e diâmetros em profundidade de até 200 mm.

Retirada de Copos de Prova

Este ensaio tem por finalidade a retirada de testemunho do concreto original para estimar a sua resistência à compressão (fcm) no laboratório. Dependendo do grau de tecnologia utilizado neste tipo de ensaio, pode-se estimar também o módulo de elasticidade do concreto ( E) e outras propriedades físicas, químicas eletroquímicas e mecânicas. Trata-se de um ensaio oneroso e somente deverá ser executado quando outros ensaios mais simples e econômicos não forem suficientes para a avaliação da estrutura.

Teste de Carga

Este ensaio tem por finalidade de estimar os parâmetros técnicos de uma estrutura por meio indireto de carregamento controlado. Ao aplicar cargas, mede-se as deformações para cada plano de carga, visando a estimativa do módulo de elasticidade e de outros parâmetros do concreto através das medições realizadas.


Consiste basicamente em carregamento adicional, acompanhado por especialista em estrutura, podendo ser utilizado sacos de cimento, armazenamento de água, areia ou outro qualquer material onde se tenha o concreto de sua densidade e do seu peso. 

Para Acessar mais Informações sobre '"Ensaios Tecnológicos", Click

Retorna p/ o Menu Anterior

bottom of page